sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Primeira semana

Esta foi a nossa primeira semana na Grécia sem companhia. Na verdade foi a nossa primeira semana sem companhia nos últimos cinco meses e meio, pois devido à chegada do F, a nossa mudança, o P a viver metade do mês em Quito, metade em Atenas durante dois meses, as férias de Verão, estivemos sempre acompanhados e nunca será demais agradecer toda a ajuda e companhia que sobretudo os avós nos deram.
Nesta primeira semana temos estado a ambientar-nos, a aventurar-nos em algumas descobertas de lugares essenciais à nossa sobrevivência. Assim já fomos à escola registar as manas, descobrimos um parque infantil onde as manas e mano brincaram  por três vezes diferentes, já levámos o F à consulta dos cinco meses, conseguimos encontrar uma excelente  papelaria onde comprámos todo o material escolar para a C (lista com duas folhas) e hoje iremos ao supermercado. Ao usar a primeira pessoa do plural refiro-me a mim e aos três pirralhos, pois o P já está a trabalhar e além disso esteve fora de Atenas três dias.
Primeiras impressões relativas à nossa nova morada: o mês de Agosto é muuuiito quente, parece que vivemos numa constante vaga de calor; a água é tão calcária que fervo o biberão do F com água destilada, senão  fica cheio de resíduos brancos; as pessoas são simpáticas e prestáveis e a grande maioria fala inglês (felizmente!); o idioma grego neste momento mostra-se indecifrável.

A adaptação vai decorrendo, mas confesso que acordo todos os dias com um nó na barriga, nervoso miudinho. A C está um pouco ansiosa em relação à nova escola, aos novos amigos e durante três noites queixou-se de dores de barriga. Tem vindo dormir connosco  a meio da noite e espero que quando a escola recomece e ela comece a sentir-se integrada, tudo volte à normalidade. A M, pelo contrário, está mais independente e autónoma. Acorda e vai para a sala ou para o quarto das brincadeiras. Veste-se sozinha, lava a cara, os dentes, põe creme. O F desde que durma quando necessita, coma quando tem fome e receba carinho e atenção está óptimo. Mal sabe que a partir da próxima quinta-feira terá de adaptar-se a uma nova rotina, pois passaremos a levar e buscar as manas à escola. Sendo que o caminho demora meia hora para cada lado, serão duas horas no total. Logo veremos como corre!  



segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Algumas fotos em terras gregas



 

 
À entrada da Acrópole, depois de uma boa subida


Com o Parthenon em pano de fundo
 

 Ilha Egina e o restaurante que não podia ser mais à beira mar

 
Banhocas na Egina


Mani
 

 
Aniversário Avõ J - 94 anos!

sábado, 24 de agosto de 2013

Quase a recomeçar as rotinas

É mesmo verdade, a água do mar Egeu é completamente transparente, de um azul turquesa lindíssimo e com uma temperatura fantástica, muito longe das temperaturas do nosso Atlântico. Vê-se que houve um toque dos Deuses! Contudo alguém se esqueceu de dizer aos Deuses do Olimpo que nas praias é suposto haver AREIA em vez de pedras! Onde é que estendemos a toalha?! Por outro lado, como não há onde sentar, a não ser que se leve uma cadeira ou uma espreguiçadeira, podemos assentar arraias num dos restaurantes à beira mar, pedir a comida, ir dar um mergulho e voltar a tempo de um almoço acabado de servir! 

Entretanto, durante esta semana, dois eventos dignos de referência. O meu avô celebrou noventa e quatro  anos, na terra do Pitágoras e do Arquimedes (como ele costuma dizer) e o F celebrou cinco meses. No dia em que celebrámos mais um mês do petiz, lamentámos o regresso a Portugal do avô E, da avó N e do avô J. Custa sempre dizer adeus, sobretudo depois de duas semanas muito bem passadas. Obrigada aos avós pela companhia e pela imensa ajuda na organização da casa!

Amanhã será o último dia de férias do P :( ! Para a semana teremos de ir à nova escola das manas para tratar de papelada, inscrevê-las nas actividades extra curriculares, comprar os uniformes para a Educação Física. Pela primeira vez teremos de comprar material escolar, pois até agora tem sido fornecido pela escola. 
Estamos prestes a retomar as rotinas, o acordar cedo e ir para a escola, os trabalhos de casa, os sacos para o ténis e para a natação. As aulas começam no dia 5 para a C e no dia 11 para a M, por isso o melhor é aproveitar os últimos dias!


sábado, 17 de agosto de 2013

Hellas

Em terras helénicas há uma semana e dois dias e pouco a pouco tudo começa a funcionar com alguma normalidade. A casa está praticamente organizada, contudo há meia dúzia de coisas que ainda não consegui encontrar, alguns itens de roupa, ténis das manas, lençóis da minha cama e da cama do F. Não sei se está tudo encafuado em algum lugar que ainda não descobri ou se levaram um sumiço na mudança. Já conseguimos visitar a Acrópole e a parte antiga da cidade, fomos ao teleférico, ao Monte Lycabettus e à ilha Egina. Amanhã vamos para Mani, para a praia, durante três dias. Ficaremos alojados num castelo, mas a M não pode saber, pois diz logo que não quer ficar num castelo "assombroso"!

As fotos ficam mais uma vez em stand by!

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

De partida outra vez

Amanhã, bem cedinho, diremos até já a Portugal e partiremos para o novo destino sonhado.

Atenas está à nossa espera, para nos mostrar o que tem para nós: as gentes, os lugares, a comida, os costumes.

Lá vamos nós começar de novo!

(Desejem-nos sorte!)