Esta foi a nossa primeira semana na Grécia sem companhia. Na verdade foi a nossa primeira semana sem companhia nos últimos cinco meses e meio, pois devido à chegada do F, a nossa mudança, o P a viver metade do mês em Quito, metade em Atenas durante dois meses, as férias de Verão, estivemos sempre acompanhados e nunca será demais agradecer toda a ajuda e companhia que sobretudo os avós nos deram.
Nesta primeira semana temos estado a ambientar-nos, a aventurar-nos em algumas descobertas de lugares essenciais à nossa sobrevivência. Assim já fomos à escola registar as manas, descobrimos um parque infantil onde as manas e mano brincaram por três vezes diferentes, já levámos o F à consulta dos cinco meses, conseguimos encontrar uma excelente papelaria onde comprámos todo o material escolar para a C (lista com duas folhas) e hoje iremos ao supermercado. Ao usar a primeira pessoa do plural refiro-me a mim e aos três pirralhos, pois o P já está a trabalhar e além disso esteve fora de Atenas três dias.
Primeiras impressões relativas à nossa nova morada: o mês de Agosto é muuuiito quente, parece que vivemos numa constante vaga de calor; a água é tão calcária que fervo o biberão do F com água destilada, senão fica cheio de resíduos brancos; as pessoas são simpáticas e prestáveis e a grande maioria fala inglês (felizmente!); o idioma grego neste momento mostra-se indecifrável.
A adaptação vai decorrendo, mas confesso que acordo todos os dias com um nó na barriga, nervoso miudinho. A C está um pouco ansiosa em relação à nova escola, aos novos amigos e durante três noites queixou-se de dores de barriga. Tem vindo dormir connosco a meio da noite e espero que quando a escola recomece e ela comece a sentir-se integrada, tudo volte à normalidade. A M, pelo contrário, está mais independente e autónoma. Acorda e vai para a sala ou para o quarto das brincadeiras. Veste-se sozinha, lava a cara, os dentes, põe creme. O F desde que durma quando necessita, coma quando tem fome e receba carinho e atenção está óptimo. Mal sabe que a partir da próxima quinta-feira terá de adaptar-se a uma nova rotina, pois passaremos a levar e buscar as manas à escola. Sendo que o caminho demora meia hora para cada lado, serão duas horas no total. Logo veremos como corre!
Sem comentários:
Enviar um comentário