quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Casamento Grego

No Domingo fomos a um casamento grego. Estavamos curiosos relativamente às semelhanças e diferenças. A primeira diferença prende-se com a hora a que começa, neste caso às oito da noite. Uma colega do P confirmou que os casamentos são sempre de noite.

Primeiro teve lugar a cerimónia religiosa e depois o copo de água. Como estava muita gente, não vimos a cerimónia, ouvimos. A festarola foi ao ar livre. A decoração do espaço é muito semelhante. Quando os noivos entraram no recinto houve chamas festivas e muitas palmas. Em seguida cortaram o bolo e depois dançaram. Seguiu-se o jantar. Não fomos  servidos, servimo-nos, ou seja, mesa a mesa (depois da indicação do organizador da festa), as pessoas dirigiram-se a um bufet e serviram-se. Enquanto comemos, um fotógrafo  fotografou os convidados e no fim também foi possível comprar as fotos. Um colega do P   teve a gentileza de nos oferecer as fotografias, uma vez que já tínhamos ido para casa quando o fotógrafo regressou. Em seguida os noivos circularam pelas mesas cumprimentando os convidados e agradecendo a sua presença. A lembrança que costumamos oferecer a a cada convidado estava na mesa, no lugar de cada um. Um saco de pano, com as iniciais dos noivos bordadas, com amêndoas da Páscoa.

Claro que por volta das onze fomos para casa, pois as nossas três crianças estavam mortas de sono. Foi ma pena não assistirmos à diversão depois do jantar, pois parece que dançam muito. O colega do P que nos convidou, o pai do noivo, saiu da festa às quatro da manhã e os noivos às sete. 

Algumas tradições iguais, mas numa ordem diferente, outras distintas. O importante é o significado da união.


Sem comentários:

Enviar um comentário