sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Fevereiro Revisitado

Encerramos o mês com uma revista fotográfica:
 
 

Feliz Dia de São Valentim!
 
 
Play Date com amigas da M, no dia da amizade e do amor, com direito a jantar e tudo
 


F e a sua companheira B
 
 
 
Uma selfie de sorriso bem rasgado
 
 
Bicicletando no Estádio Olímpico de Atenas


11 meses celebrados na neve


As manas num dia na neve já há muito desejado

 
Tolos, Templo de Atena, no sítio arqueológico de Delfos
 
 
 
A frase do mês foi proferida pela M, durante a viagem de carro que nos levou à neve, em  Kelaria. Depois de várias perguntas do género, "Quando chegamos?", "Ainda falta muito?; sugeri à M que fechasse os olhos e dormisse, pois assim o tempo passaria mais rapidamente. Ela olhou para mim muito séria e disse: "Eu não durmo de dia, porque só os vampiros é que dormem de dia!". LOL! E não dormiu! 


sábado, 22 de fevereiro de 2014

Semana num minuto

Respirar fundo e aqui vai: uma semana num minuto!

Comecei as aulas de grego e... vou ver-me grega com esta nova língua! Uma hora e meia de vocabulário, expressões e frases completamente novas, de tal maneira que no final da aula senti-me cansada do esforço mental... a sério. Há uma ou outra palavra parecida com as nossas, mas em geral é muuuuiiito diferente. Para ajudar à festa temos o alfabeto que também é distinto do nosso, embora algumas letras representem os mesmos sons, o que sempre ajuda.

A criançada está a melhorar, embora o F continue com tosse. A pediatra diz que tudo se deve aos dentes que teimam em não sair. Claro que uma semana de sol e temperaturas a rondar os vinte graus nas horas de mais calor fazem com que tudo seja mais fácil.

Hoje o F completou onze meses e está uma delícia. Percorre toda a casa agarrado às janelas, aos sofás e móveis, mas esta semana começou a pôr-se de pé sem se apoiar em nada. Esta tarde, depois do banho dei-lhe a escova do cabelo dele para a mão e começou a pentear-se. Repete os gestos da canção "Doidas doidas doidas andam as galinhas". Que sorte poder testemunhar todas estas pequenas grandes conquistas.

As manas queriam muito ir brincar na neve e hoje foi o dia.  A duas horas e meia de Atenas, em Kelaria, há uma estação de ski, perfeita para as brincadeiras com os trenós que  as manas adoraram. Fizeram um pequeno boneco de neve e o dia ficou ganho. Almoçamos numa pequena vila com um certo sabor a Itália , Arachova; e tentámos visitar o Oráculo de Delfos, mas já estava fechado, o que significa que teremos de voltar ;)




sábado, 15 de fevereiro de 2014

Último desejo

Talvez seja um pouco tarde para pedir um presente ao Pai Natal, mas de qualquer forma vale a pena tentar: Pai Natal, por favor, manda embora o Inverno e traz depressa a Primavera!

Estamos fartos de frio, mas sobretudo dos vírus e bactérias com que o Inverno nos tem premiado. Mais uma semana com idas ao pediatra, muitas assoadelas de nariz, mais antibiótico, inaladores para a prevenção da asma. Ponto da situação: C com bronquite, mas em franca recuperação; M com uma otite em cada ouvido e antibiótico; F terminou o antibiótico, mas continua muito constipado e com tosse. 

Já chega!!! As minhas crianças merecem descanso!



P.S. Novidade fresquinha - na próxima terça-feira começo as aulas de grego!

sábado, 8 de fevereiro de 2014

Ibruprofeno, paracetamol e antibiótico

Mais uma semana de ibruprofeno, paracetamol e antibiótico. O F com uma otite em cada ouvido e constipado. A C e a M cheias de tosse e igualmente constipadas. Têm sido dias de assoar narizes, colheradas de mel, chá e muito sobe e desce escadas, já que o quarto das manas está um piso acima da sala e o F ainda dorme connosco, por isso está dois pisos acima. Estão todos a melhorar, mas ainda há algum caminho pela frente. Entretanto vamos contando os dias que faltam para chegar a Primavera, na esperança que nos traga dias menos frios, mais sol e menos constipações.

Para além das agruras próprias do Inverno, o F anda em explorações e descobertas diárias. Um destes dias fui buscá-lo ao quinto degrau da escada, agarrado ao corrimão, em pé, com um balão na mão. Hoje pusemos a grade de segurança para travar novas iniciativas do petiz. Noutro dia decidiu provar um lenço de papel usado, que estava no caixote do lixo da casa de banho. Felizmente impedi-o no limite. As manas andam atarefadíssimas na escola, de tal maneira que esta tarde foi passada a fazer cartões para o Dia de São Valentim, com a ajuda da mãe e do pai. Continuo a considerar que durante a semana lhes sobra pouco tempo para brincar, apesar de poucas vezes haver queixas. Na verdade, no final do dia escolar, regressam a casa felizes, contando o que fizeram, falando dos amigos e brincadeiras.