Esta semana começo mais um desafio, aulas de espanhol. É verdade que não tenho tido problemas de comunicação com o meu portunhol e também é verdade que tenho aprendido bastante ao nível da sintaxe e do vocabulário desde que chegámos, mas faltam-me certezas e dominar a escrita.
Assim, duas vezes por semana, enquanto a M dorme a sesta vou espanholar!
Já na Suiça variadas vezes senti que por não dominar a língua estava em desvantagem, porque, apesar de quase toda a gente falar inglês ou francês, situações houve em que o nosso interlocutor apenas falava suiço alemão e o processo comunicativo acabou por ficar muito aquém do desejado. Depois há a frustração de,por exemplo, olhar para um outdoor e nem sempre compreender a mensagem, já para não falar em tentar ver televisão ou ler um jornal. Apesar de ter tido algumas aulas ainda me faltava um longo caminho pela frente.
Aqui, as dificuldades são menores e, para mim, prendem-se sobretudo com a escrita, porque falo que me desunho, com muitas incorrecções certamente.
Além disso, não posso seguir o lema, "faz o que eu digo, não faças o que eu faço", pois quando dava formação na Comunidade Hindu de Portugal repetidamente alertava os formandos para a necessidade de dominarem a língua portuguesa, porque conhecer a língua é ter poder, é ser capaz de reclamar os nossos direitos, expor pontos de vista, compreender o que se passa à nossa volta, etc.
Por todas as razões enumeradas, amanhã terei a minha primeira aula de espanhol.
Sem comentários:
Enviar um comentário