quarta-feira, 14 de setembro de 2011

O grupo do parque

Algumas das vantagens em ser expatriado passam pela possibilidade de viver noutro país ou países, pois isso permite-nos conhecer e partilhar outros hábitos, outras culturas, viajar bastante e conhecer pessoas novas. 
É um facto que quase sempre os expatriados acabam por ter por amigos outros expatriados, talvez porque têm algo em comum, todos estão longe das  suas terras natais e todos têm uma perspectiva externa sobre o país e a sociedade onde estão inseridos, o que, garanto, é assunto para horas de conversa.
Esta breve reflexão vem a propósito de um grupo interessante que agora se reúne da parte da tarde no parque infantil: uma italiana, uma alemã, uma brasileira e uma portuguesa (eu, claro!) e os respectivos filhos que ora falam em espanhol, ora em inglês, ora em português entre eles. São muito interessantes as vivências de cada uma, a partilha de experiências, as dicas de quem vive cá há mais tempo, etc. As conversas que vamos tendo permitem-nos conhecer outras realidades, (uma das senhoras viveu no Vietnam, outra na Holanda e na Venezuela) e assim estabelecer comparações, paralelos, imaginar como seria viver nesses lugares. No meio disto tudo, vamos dando uma olhadela à pequenada e participando em algumas brincadeiras.
Curiosamente,é estranho não ver muitas famílias equatorianas num lugar tão tranquilo, bem verde e com várias diversões para os pequenos, já que em Quito nem sempre é seguro estar num parque infantil ou num jardim. Somos sobretudo nós, os estrangeiros, que o frequentamos e algumas amas que trazem os seus meninos para brincar um pouco ao ar livre.


Sem comentários:

Enviar um comentário