Após uma longa ausência, devida, claro está, a umas muito desejadas férias em Portugal, estamos de volta a Quito e está na hora de pôr as novidades em dia.
No último dia antes de viajarmos, assisti ao ensaio geral do concerto de Natal da M, que incluía as três turmas de Pre-kindergarten e as três turmas de Kindergarten, ou seja, muita pequenada. Todos com o gorro de Pai Natal na cabeça entoaram as várias canções que tinham praticado durante a semana. Uma doçura! O presente ideal antes da longa viagem que nos levou a Lisboa.
A M e os coleguinhas em plena actuação, lol!
A trupe
Enquanto outra turma cantava...
O dia seguinte à nossa chegada foi muito especial, pois tornámo-nos padrinhos do pequeno F, ou K para os mais chegados. Depois de uma bonita cerimónia na igreja do Convento de Mafra, passámos o resto do dia celebrando entre amigos, conversando, partilhando momentos muito bons. Obrigada.
Ainda não temos o registo fotográfico, por isso, por enquanto, está apenas guardado na nossa memória.
Ser madrinha e padrinho tem alguns privilégios e um deles foi termos passado um dia com o nosso afilhado e os seus manos. Aproveitámos ao máximo!
Dois dias depois eu e a M celebrámos o nosso aniversário, num almoço com pais, avós, irmãs e tia. A festa propriamente dita teve lugar dez dias mais tarde.
Como um português não pode estar muito tempo longe do mar, no dia seguinte fomos à Ericeira com o avô E e a avó B.
Ainda antes do Natal, fomos ao circo, com uns amigos que já não víamos há cerca de quatro anos.
No dia 24, depois de várias horas entre coscurões, rabanadas, papos de anjo, letria, bacalhau, perú recheado, a família sentou-se à mesa para o jantar de Natal.
Do lado dos G
Do lado dos B
Agora a meio
Os duendes, ajudantes do Pai Natal
O Pai Natal distribuindo os presentes às crianças, sendo que os restantes foram distribuídos pelos seus ajudantes.
Entre a véspera de Natal e o dia, conversámos bastante, brincámos, cantámos...
Dois dias depois, rumámos a Braga, para nos encontrarmos com grandes amigos, com quem partilhámos os nossos anos na Suiça. Na primeira noite eramos duas famílias e no dia seguinte chegaram mais três. Ao jantar contei dez crianças, dois bebés e dez adultos. Penso que todos aproveitaram o mais possível, os adultos conversaram, riram, comeram, beberam e a miudagem brincou até mais não!
A M, a C, a M e o Z no centro histórico de Braga.
No regresso, parámos na Marinha Grande, almoçámos com os meus cunhados e acrescentámos aos ocupantes do carro o nosso sobrinho T. Uns quilómetros depois, parámos em Casével, para conhecer a pequena E, que nascera dez dias antes. Queríamos não só conhecê-la, como também, dar um abraço muito apertado aos pais, C e J P.
Finalmente chegou o tão esperado dia 31 de Dezembro, em que festejámos o aniversário da M e a chegada do Ano Novo entre amigos e família. Não podia ser melhor!
A pedido da M houve um mágico na festa. Foi um show muito interactivo, que solicitou bastante a participação da criançada.Encantou miúdos e graúdos e no final o mágico ofereceu uma varinha mágica à M, que não cabia em si de contente.
Depois do show de magia, seguiu-se um filme, projectado na parede da garagem, como se fosse uma sessão de cinema, com direito a pipocas e tudo.
Após o jantar, cantou-se os parabéns à aniversariante e toda a miudagem pode soprar as velas.
A seguir... piñata!
Com os saquinhos cheios de doces, faltava apenas esperar pela chegada do novo ano. Crianças e adultos entretiveram-se a cantar numa divertida sessão de karaoke, que incluiu clássicos da Disney e exemplares mais recentes da pop nacional e internacional.
"Feliz Ano Novo!", gritámos entre abraços, champanhe e as incontornáveis passas.
No dia seguinte, almoço de Ano Novo. A última oportunidade de estarmos com todos os que nos são mais queridos antes do nosso regresso. Dois dias depois, aeroporto de Lisboa e adeus Portugal, vemo-nos no Verão.
Chegámos a Quito na passada quinta-feira de madrugada. Sexta-feira retomámos as rotinas e já estamos a todos o gás, preparando a festa de aniversário da M, com os amigos deste lado do mundo, que terá lugar no próximo Sábado.
A próxima semana adivinha-se atarefada, mas ainda bem!