quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Cidade cool

É sabido que adoro as notícias que enaltecem e destacam Portugal, por isso não posso deixar de assinalar o facto de Lisboa ter sido considerada, por uma jornalista da CNN, como a cidade mais cool da Europa. Além disso, duas ruas portuguesas, uma em Lisboa e outra no Porto, estão entre as mais belas do mundo, respectivamente a Rua Augusta e o Cais da Ribeira.

Atenas, por seu lado, pode não ser a cidade mais cool da Europa, mas é certamente muito smart. Salta à vista a quantidade de carros Smart que circulam nesta cidade. Nem é necessário estar com muita atenção, pois estão por todo o lado. Como ando com uma tendência para as estatísticas, ontem de manhã na ida para a escola e no regresso resolvemos contar os Smart que connosco se cruzaram. Assim, na ida, com a preciosa ajuda das manas, contabilizámos dezoito carros da referida marca, viajando pela auto- estrada. No regresso, pelo meio da cidade, contei trinta e cinco, quase o dobro. Nunca contabilizámos a quantidade de carros de qualquer outra marca, mas parece-me um número considerável. Definitivamente a cidade  "Smartizou-se"!

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

O prometido é devido: fotografias

Como dizia o Rui Veloso, "O prometido é devido"; por isso aqui ficam alguns momentos do final do ano passado e do começo deste.
 

Experiências científicas na primeira festa de aniversário da M, em Portugal
 

 
M borboleta
 
 
Chegou o Pai Natal e trouxe presentes para os mais pequenos

 
O F a começar o novo ano de camisa e pullover, que chique!
 

Segunda festa de aniversário da M, na Grécia


Num dia de sol de inverno, em Chalkida

 
E agora com o papá!
 
 

domingo, 19 de janeiro de 2014

Semana cumprida

Semana cumprida! Assim, inteirinha, de Segunda a Domingo, sempre a correr, por isso, cumprida e não comprida.

Desde comprar os copos, pratos e afins para a festa de aniversário da M, os últimos pormenores para a decoração de uma festa cor de rosa e verde, sob o tema fadas e princesas, até pôr a mão na massa e preparar os doces e salgados típicos da efeméride, os dias passaram a correr. Aliás, hoje dei comigo a pensar que a minha vida parece uma constante prova desportiva, do género Jogos Sem fronteiras. Conduzo, faço camas, arrumo roupa e loiça, cozinho, dou banhos, mudo fraldas, mudo roupa, ajudo a fazer os tpc, leio histórias, canto canções infantis, monto legos, entre muitas outras coisas; mas sempre com o tempo contadinho, de olho no relógio, como se estivesse a ser cornometrada. Há tanto para fazer e o tempo teima em não esticar!

A festa, só para meninas, correu muito bem, brincaram que se fartaram, com a ajuda do animador/mágico, que obviamente estava vestido de príncipe. Dançaram ao som do Gangnam Style e de Ai Se Eu Te Pego. Participaram em vários jogos e truques de magia.

Antes da festa da M, a C ainda foi à festa do dia do nome de um colega. Tradicionalmente, na Grécia,  o dia do nome é mais importante que o dia do aniversário, pois segundo me explicaram, o dia do nome é algo público, enquanto o dia do aniversário é mais privado, ou seja, no dia de nosso nome todos sabem que é o nosso dia.

Hoje fomos até Chalkida, uma cidadezinha à beira mar, a quarenta minutos de Atenas. Lugar pitoresco, a lembrar os lagos suiços, pois fazia uma baía. O almoço correu bem até se esquecerem de trazer os pratos principais. Depois das entradas esperámos, esperámos e nada. Acabaram por trazer carne grelhada para ser rápido, depois de insistirmos que as crianças precisavam comer. Penso que o problema foi não partilharmos a mesma língua, pois apesar de ser um lugar turístico, o inglês não nos ajudou. Está mesmo na hora de começar as aulas de grego!

Ficam prometidas as fotografias...





quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Reaberto depois das férias

Nas duas últimas semanas encerrámos para férias.
Portugal recebeu-nos primeiro com sol e depois com muita chuva.Mas como não foi o clima que nos fez apanhar dois aviões, esperar cinco horas no aeroporto de Munique e chegar a Lisboa três horas depois do previsto, não interessa nada se choveu ou fez sol!
 
Nos dezassete dias em terras lusas festejámos o meu aniversário, o aniversário da M, com casa cheia. Celebrámos o Natal  e o Ano Novo. Almoçámos e jantámos com amigos e família. Fomos ao cinema, às compras, pois há que ajudar a economia portuguesa. Deitámo-nos tarde e acordámos cedo, já que o F não dorme para lá das oito da manhã; mas regressámos de barriguinha cheia de comida, mas sobretudo de amizade e carinho.
 
 
No dia em que regressámos esperava-nos uma casa gelada, dez graus na sala e quartos das crianças e oito graus no nosso quarto. Pusemos um edredão extra em cada cama, vestimos pijamas mais quentes e tapámo-nos literalmente até às orelhas! O aquecimento central trabalhou sem parar um dia inteiro até atingir os tão desejados dezanove/vinte graus.
 
Entretanto já retomámos as rotinas e estamos a organizar a segunda festa de aniversário da M, desta feita com as colegas da turma, que terá lugar para a semana.
O F não tem dormido muito bem, tem acordado várias vezes de noite e quando o despertador toca às seis e meia da manhã, nem quero acreditar. Todos os dias prometo a mim mesma que no dia seguinte vou deitar-me mais cedo, mas ainda não consegui cumprir o prometido. Pode ser que seja hoje!