domingo, 26 de outubro de 2014

Ritmos de Outono

Uma semana depois de uma deliciosa ida à praia, eis que nos chegam umas chuvadas fortíssimas, que provocaram inundações em algumas zonas de Atenas. Na Sexta-feira chegar a casa foi uma aventura, as estradas repletas de água, os carros circulando muito devagar, quando duas estradas se cruzavam até ondas tivemos de contornar. Chegámos a casa e não saimos mais. Foi um fim de semana chuvoso e frio. Parece que o Outono chegou. Contudo tenho de pedir uma favor ao São Pedro: por favor, no dia 9 de Novembro, traga-nos um dia de sol, para festejarmos o aniversário da C no terraço!

Esta semana a M realizou um desejo que há muito ansiava. Perdeu o primeiro dente e tem mais quatro a abanar. Já vários colegas tinham iniciado o processo, mas os dentes da M teimavam em não cair. Em Agosto, com a ajuda de uma trolitada da prancha de surf, começou finalmente a abanar o seu primeiro dente. Todavia demorou dois meses a cair, não havia maneira e a rapariga já estava a desesperar. Guardou-o numa caixa da fada dos dentes, que há muito aguardava a chegada do primeiro residente. Na manhã seguinte, lá estava a moedinha por baixo da almofada!

O F continua a aumentar o seu vocabulário. Diz epá, pá (pára), Pipo (o seu diminutivo), hello, sti (ice tea - o vício familiar), quê? 

A semana que amanhã começa terá pelo menos dois pontos altos. Segunda-feira a C apresentará o seu trabalho sobre o Vasco da Gama, ou Vaxcou de Gama como diz a sua professora e os colegas. Segundo a C, é o melhor navegador de todos os tempos. Para além de uma apresentação em Power Point, fez, com muuuuuita ajuda do pai, um modelo em cartolina de uma caravela portuguesa e conseguiu "cozinhar" um playmobil vestido à época, que representará o navegador. Na Sexta-feira a escola celebra o dia de Halloween a haverá uma festa, para a qual serei acompanhada por um fantasma, um pirata fantasma e um mini Homem Aranha. Também teremos de esculpir as abóboras da praxe. A M quer uma com vários morcegos, que se intitulará "Bats Everywhere" (morcegos por todo o lado). A C fará um "Reptile Hotel" (hotel de répteis), em que diversos lagartos e afins sairão de buracos esculpidos na abóbora. Quinta-feira teremos uma noite dedicada à escultura. 
As fotos ficam prometidas.

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

The Wall

Eu já tinha dito que a época das festas de aniversário tinha começado, por isso não é de admirar que no passado fim de semana as manas tenham sido convidadas para duas festas de aniversário, uma no Sábado outra no Domingo, mas curiosamente no mesmo local - The Wall. Não, não é uma alusão ao mítico álbum dos Pink Floyd, é um local com várias paredes de escalada, com diferentes níveis de dificuldade, com trampolins, bungee trampolins e um circuito cheio de obstáculos, que é realizado a uns dois metros de altura. Claro que as manas aproveitaram ao máximo, fizeram tudo e mais alguma coisa e chegaram ao fim estafadinhas. O F saltou nos trampolins, sendo que é a única actividade que não é demasiado radical. O pai e a mãe também tiveram direito a uma escalada off record, pois não era suposto os pais participarem.
 
 
A C no topo
 

A M mesmo, mesmo no topo

 
A mãe a preparar-se para a descida
 

 
 
 

 Pula, pula pequenote
 
 
 
No Sábado estava um dia espectacular e fomos até à praia de manhã, com a nossa B, que já não molhava as patas há vários anos.
 
 
 

 Por fim, a prometida foto do aniversário do P, momentos antes de cantarmos os parabéns.
 
 
 
 
 
 
 

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Dia cheio

Há dias que nos enchem tanto, tanto que quase não aguentamos!
 
Hoje recebi uma encomenda muito especial, um projecto iniciado pela avó B, que a doença não lhe permitiu concluir: dois casaquinhos de lã para as manas. Como era um projecto de amor, a vida encarregou-se de o levar a bom porto. Desde o início envolveu várias pessoas e acabou por ser feito a várias mãos.
 
Quando a avó B veio passar a última temporada connosco trouxe lã para fazer um casaco para o F. Quando o terminou, lembrou-se de fazer um para cada uma das manas. Depois de encontrarmos no site da Tricot-lãs, passo a publicidade, a lã pretendida, pedimos à minha comadre C que a fosse comprar em Mafra e que a entregasse à nossa amiga C, que a trouxe de avião. A avó B começou de imediato a confecção dos mesmos e estava muito entusiasmada, mas quando a doença começou silenciosamente a debilitá-la, o tricot foi posto de lado. Quando a perdemos, os casaquinhos estavam por terminar e eu fiquei com imensa pena que as manas não pudessem ter essa última recordação da avó. Em conversa com a minha prima irmã, a C, falei-lhe dos casacos e ela sugeriu que pedíssemos a sua querida tia P, que tem um coração enorme, que concluísse o projecto começado pela avó B. A tia P aceitou o desafio e hoje recebemos os tão desejados casaquinhos já terminados. Entre os dois casacos estava uma mensagem para as minhas meninas, escrita pela minha prima C, sublinhando a mais pura verdade das nossas vidas: o amor é mágico, poderoso e vive para sempre.
 
 
 
 
 
Obrigada à avó B pelo amor com que sonhou e iniciou este projecto, obrigada à C pelo amor dedicado à causa e que tornou possível a realização do sonho, obrigada à tia P pelo amor com que deu continuidade ao projecto e obrigada à F por ter enviado a encomenda!
 
 
Hoje foi um dia tão cheio de amor e carinho! Obrigada vida!

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Já começaram

Outubro, Novembro e Dezembro são os últimos meses do ano e os de maior concentração de festas na nossa família. Ontem foi a vez do P, mais um aniversário celebrado com um bolo dos Angry Birds escolhido pelas manas (fica prometida a fotografia); daqui por três semanas será o aniversário da C; e cerca de um mês e meio depois, será o meu e o da M. Se a isto juntarmos o Natal, o Ano Novo e a festa de aniversário que a M quer fazer com os colegas da escola, em Janeiro, esperam-me largas horas a fazer bolos, doces e salgados -o que vale é que é por gosto! Já estamos em fase de planificação  das festas das manas. A C quer fazer uma festa em casa com alguns colegas . Para além de saltarem no trampolin, irão participar em jogos tradicionais portugueses, organizados por nós. Para a festa da M, em Portugal, estamos em fase de pesquisa: animador, mágico, palhaço? Para a festa em Atenas ainda nem pensei... Felizmente o F nasceu em Março!

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

A grande corrida

As horas passam a correr, os dias passam a correr, as semanas passam a correr e quando damos por isso já passou mais um mês, já começou uma nova estação do ano. Por vezes tenho a sensação que o tempo se escapa por entre os dedos como se fosse areia. Dias há que desejamos que o tempo passe ainda mais rápido, porque estamos ansiosos por alguma coisa que vai acontecer no futuro. Que loucura! Quando penso em tudo isto, assusta-me a velocidade a que decorrem as nossas vidas. Os dias não esticam e as vinte e quatro horas não chegam para tudo o que gostarìamos de fazer, por isso, algumas têm de ficar para depois.
Frequentemente, quando vou a conduzir (um tempo de concentração, durante o qual arranjo logo mais alguma coisa para fazer...) penso que gostaria de escrever isto ou aquilo no blogue. Umas vezes coisas que li e que gostaria de explorar, outras feitos de gente portuguesa, conquistas lusas que tanto gosto de sublinhar, outras pensamentos que cruzam o meu céu. Depois chega a noite, a pequenada vai dormir, eu sento-me no sofá e depois de tanto correr, só quero descansar! Isto aliado a alguma preguiça tem resultado numa presença menos assídua do que eu gostaria, mas prometo tentar contrariar a tendência.

Na corrida da vida cá de casa, já nos adaptámos à rotina escolar deste ano lectivo, as manas sabem que chegam da escola, lancham, fazem os tpc e depois brincam. Nos dias da natação e do ténis, a rotina é a mesma, mas tudo se faz um pouco mais à pressa, pois regressamos a casa uma hora mais tarde. O F começou a frequentar uma aula de Play and Learn no Gymboree. Está a adorar, dança, canta, diz Hello e Bye, Bye a toda a gente. Participa nas actividades cheio de alegria, quer ser o primeiro a experimentar tudo. A professora até me perguntou o que lhe dou ao pequeno almoço, lol! Eu também estou a adorar partilhar esse tempo com ele, de o ajudar a realizar as actividades. Ao mesmo tempo tem sido um agradável regresso ao passado, pois fiz estas aulas com a M na Suiça e depois no Equador. Tudo é familiar, as canções, as actividades, os materiais. Tento levá-lo ao parque infantil o maior número de vezes possível, antes que venha o tempo mais frio. Ao fim de semana temos tentado fazer algum exercício, temos andado de bicicleta , temos levado a nossa B a caminhar, o P voltou aos seus jogos de ténis. Parece que o Verão já terminou hà muito tempo. Se calhar está na altura de começar a pensar no Natal!