segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Um instante saboroso

Os dezassete dias em Portugal foram um instante. Entre festas de aniversário, a celebração do Natal e do Ano Novo, houve pouco tempo para respirar. Cozinhei muuuiito, comi muito e tentei dormir ou pelo menos não ter de usar o despertador.

Celebrei quarenta anos e a M sete. Foi uma festa divertida, a criançada brincou bastante e os crescidos conversaram até mais não. Durante três horas um animador entreteve os mais pequenos e depois os jovens mais velhos tiveram música ao vivo. Foi bom encher as nossas reservas com todo o carinho e amizade que só a família e os amigos podem dar-nos. Obrigada!

A festa do Natal era a festa da nossa B, ela adorava todos os preparativos, cozinhar para toda a gente e fazer-nos felizes. Eu e a minha mãe éramos as ajudantes, mas toda a planificação e confecção dos pratos principais estavam a seu cargo. Este ano coube-me cumprir esse papel, mas confesso que foi a promoção menos desejada de toda a minha vida. Estava preocupada se conseguiria ter tudo pronto à hora do jantar e com a qualidade esperada. Mais uma vez a B guiou-me, pois deixara escrito, no Natal de 2013, todas as instruções para a confecção do peru recheado, que para mim constituía o grande desafio. Por volta das nove da noite, tínhamos na mesa o dito peru, o lombo de porco com ameixas e o bacalhau, bem como os doces tradicionais da época. Só faltava mesmo a B :((

Os meus pais e o meu avô deixaram a vida deles em suspenso e passaram toda esta época em nossa casa. Ajudaram-nos tanto, tanto que os vários obrigados que lhes dissémos não chegam para agradecer-lhes. Mas como nunca é demais: OBRIGADA!

Conseguimos ir ao circo e ao cinema, a um jogo do Benfica, receber amigos em nossa casa, visitar alguns amigos que vivem mais longe e agradecer pessoalmente à tia P, por ter terminado os casacos das manas que a avó B começara. Tínhamos planeado ir a Belém, mas não conseguimos. Fica para a próxima!

Tivemos a sorte de ter dias lindos de sol, apesar do frio que se fez sentir algumas vezes. Adoro o sol de Inverno, enche-me de energia.

O F cortou o cabelo pela primeira vez, deixando de ter ar de bebé e passando a parecer um menino bem mais crescido. Contudo, em tudo o resto, continua o mesmo pirata de sempre. Um dia subiu para a mesa de refeição da sala de jantar, fui encontrá-lo em pé em cima da mesma. Na manhã de Ano Novo, ouvi o meu avô a dizer "não faças isso" e segundos depois a minha mãe gritou "ó meu Deus!"; fui a correr e encontrei o F coberto de cinza. Tinha aberto a porta do recuperador de calor e o resultado estava à vista. É o que dá não limpar a lareira logo de manhã! Antes de lhe trocar a roupa, aspirei-o, senão a cinza espalhar-se-ía por todo o lado. Adorou andar de tractor e todos os dias pedia ao avô para irem ao popó brum. Ainda hoje fala nisso, mas vai ter de esperar alguns meses.
As manas brincaram muito com os presentes novos, com os amigos, ajudaram um pouco na poda das árvores e dormiram bastante.

Regressámos a Atenas e esperavam-nos cinco graus em casa e neve algumas horas depois de aterrarmos. Ligámos o aquecimento, mas só no dia seguinte conseguimos atingir os tão desejados 19/20 graus. Devido à neve ficámos em casa dois dias, pois era impossível circular. Inclusivamente a escola não abriu no primeiro dia. No segundo dia a escola funcionou normalmente, mas onde moramos nevou durante a manhã, por isso achámos melhor não arriscar, dado que a nossa rua tem uma inclinação de vinte por cento. Foram umas mini férias na neve, as manas adoraram, vestiram-se a rigor e fartaram-se de brincar. Lutas de bolas de neve, bonecos de neve. Por elas podia continuar a nevar por vários dias.

Regressámos à normalidade na passada Sexta-feira e estamos a planear a segunda festinha de aniversário da M, com os amigos da escola. No próximo Sábado teremos a casa cheia e depois encerraremos por dois meses a capítulo das festas de aniversário.

As fotografias ficam para amanhã!




1 comentário:

  1. Embora o papel principal fosse da nossa B, tu representaste muito bem esse legado!!!
    Foram dias intensos, com muita emoção, dos quais já sentimos saudades! <3
    C

    ResponderEliminar