terça-feira, 28 de abril de 2015

Primavera de Abril

À Primavera associamos palavras como nascer, renascer, recomeçar, florescer. Por isso, não poderia ter havido mês mais perfeito para a nossa revolução que este mês de Abril. Poderia ter acontecido num Abril de um outro ano, muitos anos antes. Mas aconteceu em 1974 e foi muito bom. Tanta esperança, tanta felicidade, tanta liberdade foram vividos naquele dia, daquele mês, daquele ano. Cabe-nos relembrá-lo em cada aniversário que se celebra, para que não caia em esquecimento e para que continuemos a acreditar que a mudança é possível. Está sempre nas mãos dos que a desejam e daqueles que estão dispostos a lutar por ela. 

Cá por casa, todos os anos falamos desta data, contamos inúmeras histórias sobre os tempos de ditadura, vividas pelos avós e bisavós e pela população em geral. Com muito orgulho recontamos situações que aos olhos das nossas filhas parecem impossíveis. Este ano, levámos a história da Revolução dos Cravos a um público fora da esfera familiar. Há uns meses atrás, a professora da M perguntou aos pais se alguém estaria disponível para partilhar com a turma uma celebração especial do seu país. Pensei de imediato na nossa revolução e na passada Sexta-feira passei cerca de quarenta minutos na turma da M, contando a uma turma de primeiro ano, a história do 25 de Abril de 1974. Os  vinte e três catraios estiveram muito atentos, fizeram imensas perguntas e no fim todos receberam um bonito cravo bem vermelho. 

Abril trouxe-nos essa Primavera  e este ano trouxe-nos, também, a Primavera. Finalmente está mais calor, sol, tudo a florescer, cheiros fortíssimos a magnólias, jasmins e outras. As flores dizem-nos: estamos vivas, estamos cá, nascemos e renascemos. Esta altura do ano tem-me feito lembrar muito da nossa B. Ela adorava todas estas árvores cheias de flores e queria fotografá-las todas. Os cheiros que inundaram as nossas caminhadas no ano passado renovaram-se com a chegada de mais uma Primavera. Saudades do que vivemos e do que não pudemos viver.

1 comentário: