Pela 35ª vez, a escola das pequenas realizou o festival internacional, que consiste numa espécie de celebração das diferentes nacionalidades existentes na escola. Assim, todos ou quase todos os países têm à sua disposição uma tenda (ou metade de uma tenda) que decoram com as cores do seu país, bandeiras, imagens, o que quiserem a fim de o divulgar. Do mesmo modo cada país prepara um ou mais pratos típicos ou sobremesas para vender e o dinheiro arrecadado reverte uma parte para caridade e outra para melhorias na escola.
Inicialmente não nos tinham contactado, pois somos apenas uma família portuguesa e o evento envolve muito trabalho. Mas eu pensei no assunto e fui falar com a organizadora e disse-lhe que também gostaríamos de estar representados.
Ficou decidido que partilharíamos a tenda com Espanha, que apenas iría vender paella, por isso teria espaço disponível. Foi -me sugerido que fizesse algo pouco complicado e salgado, visto que as opções doces eram em grande número.
Pensei nos eternos pasteis de bacalhau, mas aqui não há bacalhau igual ao nosso; os rissois também mereceram a minha consideração, mas a dificuldade e o tempo de preparação pareceram-me um obtáculo; por isso optei pelos peixinhos da horta, que me pareceram fáceis e rápidos de preparar.
Foi-nos, também, proposto que doássemos a bandeira de Portugal à escola, para que fosse hasteada numa pequena cerimónia, já que somos a primeira família portuguesa a frequentar a Academia Cotopaxi.
Depois de duas semanas passadas em preparativos, que incluíram, encomendar a bandeira;imprimir pequenas bandeirinhas e colá-las em palitos;reunir todos os cachecois, bonés e t-shirts de Portugal resultantes do Euro 98 na Suiça;escolher, imprimir e plastificar imagens de alguns dos lugares mais fantásticos de Portugal; comprar uma toalha de mesa verde, guardanapos vermelhos, balões verdes e vermelhos, pratos e garfos de plástico,este Sábado levámos a cabo o projecto.
Decorámos a banca, fomos abordados por algumas pessoas que já conheciam o nosso país (um americano perguntou-me pelos pasteis de nata;outro disse que faltava uma foto do lugar mais bonito de Portugal, Óbidos; duas venezuelanas cujos pais eram portugueses quiseram tirar uma foto comigo em frente à tenda e reconheceram alguns dos lugares que elegemos) e por outras que sem o conhecer gostaram de ver as fotos; vendemos todos os peixinhos da horta e houve até quem me pedisse a receita.
Várias perpspectivas da banca/tenda
Cerimónia da doação da bandeira
M super patriota com lenço de Portugal e equipamento do Benfica
C igualmente patriota com a mesma vestimenta, jogando um dos jogos disponíveis
A C e a sua colega N, na banca do Reino Unido, posando numa foto do casamento real, mas o de Carlos e Diana!
Balanço final: valeu bem a pena todo o trabalho desenvolvido!
Bem há só uma família portuguesa em Quito, mas Portugal, não podia estar melhor representado.
ResponderEliminarAdorei e fiquei muito orgulhosa de tudo o que fizeram, até os peixinhos da horta....realmente esse senhor tem razão faltaram mesmo só os pasteis de nata, pois que até o Benfica não faltou no meio de tantas fotos lindas que formavam o placar, fica para a proxima.A nossa banca tinha tudo o que era preciso, tudo o que nos identifica, estou super orgulhosa!!!
Adorei.... a nossa menina está linda, quero essa foto para mim já sabem. Comoveu-me imenso essa sensibilidade da escola, em pedir a nossa bandeira, ficou certamente mais bonita, com as nossa entre as outras.É bom matar saudades assim com estas novidades todas. Um beijinho para todos e muitos abracinhos.Beta