quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Objectivos de Verão

No início das férias de Verão postulei três grandes objectivos como mãe: ensinar a C a andar de bicicleta e convencer a M a deixar o biberão e a chucha.
Os primeiros dois já estavam cumpridos. O episódio da bicicleta já é sobejamente conhecido e no que diz respeito ao biberão bastou não o levar de férias para Portugal e também ajudou o facto da avó N oferecer às pequenas umas canecas das princesas que elas adoraram, o que me facilitou o trabalho. A chucha é que estava a tornar-se um caso bicudo, pois a rapariga parecia cada vez mais dependente da mesma e eu confesso que não me sentia com coragem para começar uma guerra.
No Sábado, em conversa com o P, decidi que tinha de ser. Nesse mesmo dia escondi as duas chuchas e inventei uma história que se revelou bem sucedida. Disse-lhe que um dos melros que vivem no nosso jardim era mágico e tinha escondido as chuchas e só iria entregá-las quando ela fosse dormir. Ela achou graça e aceitou, apesar de, ao longo do dia, as ter pedido várias vezes. À hora da sesta e à noite as chuchas apareceram como por magia na sua cama, o que corroborou a história, tornando-a credível aos olhos da pequena M. Contudo antes de as ter posto na cama, fiz-lhes um pequeno corte, pois tinham-me dito na escola que assim as próprias crianças deixam de gostar da chucha, porque fica diferente. Durante dois dias fui mantendo a história, escondendo as chuchas e aumentando o tamanho do corte. Na noite de Segunda-feira a chupeta estava quase cortada ao meio na vertical e a M punha-a e tirava-a da boca e dizia que já não estava boa e eu perguntei-lhe se não queria que eu as pusesse numa fitinha e as pendurasse na sua cama. Pareceu-lhe bem e desde então dorme com as chuchas (que continuam a aparecer quando vai dormir e a desaparecer depois de acordar) penduradas na cama.
Afinal foi bem mais fácil do que eu imaginara!

Sem comentários:

Enviar um comentário