terça-feira, 13 de novembro de 2012

Cerâmica portuguesa X Cerâmica chinesa


 

Portugal vence a 'guerra da  cerâmica' contra a China

A Comissão Europeia aprovou a proposta portuguesa de tributar a loiça cerâmica chinesa que entra na União Europeia, aplicando-lhe taxas alfandegárias que vão até 58,6%

J. F. Palma-Ferreira (www.expresso.pt)
19:11 Terça feira, 13 de novembro de 2012

Marcelo Sousa, vice-presidente da Associação Portuguesa da Indústria de Cerâmica (APICER) confirmou ao Expresso que, a partir da próxima sexta-feira, 16 de novembro, serão cobradas taxas - que vão até 8,6% - às loiças cerâmicas chinesas que entrem na União Europeia.
"Foi uma vitória importante para Portugal, que é o maior produtor europeu de loiças cerâmicas", considera Marcelo Sousa. A Comissão Europeia decidiu aplicar as taxas de importação a estes produtos chineses apesar da votação sobre o assunto não ter sido favorável a esta tributação, pois "houve 14 países que votaram contra e apenas 13 que foram a favor destas taxas aplicadas à loiça chinesa", referiu Marcelo Sousa.
A partir da próxima sexta-feira, a loiça cerâmica portuguesa passa a ser muito mais competitiva nos países da União Europeia.


Este tipo de notícias parece-me sempre positivo, pois consiste numa defesa do que é nosso. Se, enquanto União Europeia, agissemos mais frequentemente desta  forma defendendo o que é nosso, em detrimento do que apresenta um custo mais baixo (conseguido à custa de condições de trabalho miseráveis, ordenados muito inferiores ao aceitável, etc), talvez pudessemos proteger a produção nacional e europeia, pois afinal o que distingue a Europa de muitos outros lugares do mundo não serão todos os benefícios sociais conseguidos ao longo de muitos anos de luta e que agora vemos esfumarem-se?!

Sem comentários:

Enviar um comentário