terça-feira, 19 de julho de 2011

Você não pode morrer sem ler esse livro...

"Você não pode morrer sem ler esse livro...", foi uma frase que escutei vezes sem conta durante o ano lectivo de 1996/1997, na cadeira de Literatura Inglesa II, pela voz da minha professora M. Boucherie, com um inesquecível sotaque belga.
Esta mulher que adora a literatura, os autores, os poetas; vive os textos com amor. Frequentemente também a ouvíamos dizer "Eu amo este poeta".
As suas aulas foram sempre um prazer, uma grande história de amor entre textos, alunos, professora e autores.
Claro que por sua influência durante esse ano comprei e li alguns livros de autores que não conhecia e ainda bem que o fiz. Outros deixei para ler mais tarde, tendo terminado um deles há bem pouco tempo, The Sea, The Sea, de Íris Murdoch.
Durante este último ano tenho tido a sorte de ter mais tempo para ler do que vinha sendo costume, pois tenho alguém que me ajuda, fazendo todas as tarefas rotineiras do dia a dia. Assim, tenho-me deleitado com horas de leitura, com livros fantásticos, autores que amo há muitos anos e outros que acabam de ganhar um lugar no meu coração.
Há minutos apenas terminei de ler Eva Luna, de Isabel Allende e uma vez mais fiquei muito agradecida por não ter morrido antes de ler este livro. Da mesma forma agradeço todos os livros que ao longo dos anos têm feito parte da minha vida e com os quais tenho partilhado um sem fim de emoções, tenho viajado por tantos lugares imaginários, tenho entrado na vida de tantas personagens.
Por isso, só posso esperar que a vida me permita continuar a ter ao meu lado os velhos e novos amigos, que podem ser os livros.

Sem comentários:

Enviar um comentário