Dia feriado em Portugal (por enquanto) e supostamente dia feriado no Equador, mas como o Presidente decidiu que todos os feriados (com excepção do dia de Natal e de Ano Novo) seriam celebrados à Sexta ou à Segunda-feira, só amanhã será feriado. Claro que as habituais tradições mantém-se no dia de hoje, porque há coisas que não se mudam por decreto. Assim, hoje beber-se-á Colada Morada, uma bebida de cor roxa, feita de vários frutos, que simboliza o sangue dos mortos; e comer-se-ão guagas de pan, umas bonecas feitas de pão, que simbolizam os mortos. Para as crianças a diversão consiste em decorar as guaguas e comê-las , pois são feitas de pão doce e algumas recheadas com chocolate ou doce de amora. São uma delícia.
Daqui por três horas, juntamente com outras mães, estarei na classe da M para decorar as ditas e beber um pouco de colada morada.
Como tradicionalmente este é um dia em que se visitam os cemitérios e se honram os mortos, eu acordei às cinco e vinte da manhã, depois de sonhar (ou pesadelar) com a morte de alguém de quem gosto muito. Isto tem-me acontecido com alguma frequência e deixa-me sempre um sabor amargo na boca. É um paradoxo arrepiante: eu que estou a gerar vida sonho com a morte! Estou farta e exigo que termine, para bem da minha sanidade emocional. Além disso, acabo por acordar cedíssimo em resultado desses sonhos perturbadores. Vamos fazer um acordo, eu continuo a acordar às cinco e tal da manhã, ao som das diferentes espécies de pássaros que habitam o nosso jardim e parecem viver todos na árvore mais próxima da janela do meu quarto, mas sem os sonhos, ok? Ou então, mantemos os sonhos, mas substituímos o conteúdo por algo mais agradável.
A ironia de tudo isto é que não foi a Suíça, com a sua rigidez, que me fez mudar os horários de deitar e levantar; mas sim o Equador, onde tudo é mais flexível. Primeiro devido ao horário escolar, passei a acordar às seis e um quarto da manhã e agora desde que estou grávida, como tenho muito sono ao fim do dia, acabo por adormecer cedo e consequentemente acordar MUITO cedo. Por isso, da minha parte vou tentar adormecer mais tarde, acordar com o despertador e não com os pássaros ( por mais poético que possa ser, é demasiado cedo) e ter sonhos mais cor de rosa ou azuis, já que desta vez estamos à espera de um menino. Falta só uma ajudinha dos deuses!
Pois é aqui dizem q é o último ano em q houve este feriado, eu ainda não acredito, pq para o ano estes já lá não estão se Deus quizer...livra! e pode ser q os outros realmente entendam q isto é um pau de fósforo armado em tronco de árvore. Eu outro dia tb estranhei estares já no face, qd aqui ainda era manhã, e só agora é q encontrei a razão. Qt aos sonhos não te preocupes pq diz o ditado, q qd se sonha com pessoas q ainda não morreram mas aparecem mortas é a a dar mais anos de viva, portanto como vês até é bom. Um beijão.
ResponderEliminar